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Como Abrir uma Loja Virtual (Comércio Eletrônico) de Sucesso

Imagenet Tecnologia Por Imagenet Tecnologia
10/07/2017 às 13:34


Como Abrir uma Loja Virtual (Comércio Eletrônico) de Sucesso
Em tempos de crise econômica, investir em uma loja virtual de sucesso tem sido uma ideia tentadora e muito rentável para muitos empreendedores. Dados do IBGE (2016), mostra que houve um crescimento esperado de 8% em vendas a mais do que em 2015, que teve queda de 7,6%. Apesar dos números aparentarem ser baixos, estamos falando de um retorno positivo de 44 bilhões de reais.

Além dos dados atuais, espera-se que com a melhora da economia, até 2019 o crescimento seja de 11% ao ano, com um ganho anual entre 11 a 16 bilhões de dólares. Com números tão otimistas, fica claro que escolher abrir um e-commerce é uma decisão acertada. Mas como abrir a primeira loja? Quais os custos iniciais? Quais as vantagens e desvantagens que um e-commerce pode ter? Como divulgar produtos e serviços?  Tudo isso e muito mais você pode falar diretamente com a IMAGENET.

E-COMMERCE, SINÔNIMO DE PLANEJAMENTO

Abrir um e-commerce de sucesso é bastante rentável, porém é preciso conhecer bem o mercado que deseja trabalhar, os produtos ou serviços que ele oferece e investir pesado em publicidade. Uma das grandes vantagens das lojas virtuais é justamente o baixo investimento inicial e operacional do negócio.
 
Enquanto uma loja física depende de aluguel ou compra de um ponto, impostos altos, decoração, contratação de funcionários, mobiliário entre outros custos, o e-commerce depende de apenas um computador, o custo com fornecedores e gastos legais que são muito mais baixos que um negócio tradicional.

Antes de qualquer investimento na loja, é preciso calcular sabendo quando irá custar para se tornar um empreendedor, os custos legais para abrir um negócio no país e quais as obrigações mensais e anuais para isso. Além disso, é importante calcular quanto deseja lucrar e em quanto tempo começará a ter esse retorno. 

Para abrir um e-commerce de sucesso, eis alguns dos custos importantes que a empresa precisa ter:

Custos com abertura de empresa como aquisição de CNPJ e pagamento de impostos. No caso do MEI, esse valor é padronizado e mais baixo que o Simples Nacional;
Compra de domínio;
Aluguel de plataforma servidor;
Contratação de desenvolvedor de site (IMAGENET);
Certificação Digital- Importante para garantir a segurança dos dados dos seus clientes e eleva a credibilidade da empresa;
Intermediador de cartões- Especializada em conectar empresas de cartões de crédito a empresas online;
Antifraude - Programa que evita fraudes, é imprescindível em um e-commerce;
Marketing Digital - Independente da estratégia da empresa, o profissional em Marketing Digital conhece o mercado online e possui o conhecimento para divulgar a empresa de forma ampla e revertendo essa publicidade em sucesso para o negócio.

O POSITIVO E NEGATIVO DO E-COMMERCE

Com 300 reais mensais, é possível pagar todos os custos, com um retorno muito superior ao de uma loja física. Além disso, o e-commerce fornece algumas vantagens que o tornam muito mais promissor e atraente:

O POSITIVO E NEGATIVO DO E-COMMERCE
 

  • Disponibilidade 24 horas, 7 dias por semana;
  • E-commerce com acesso livre em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou um computador;
  • Acesso de qualquer lugar do mundo com conforto e comodidade;
  • Informações completas dos produtos e serviços prestados;
  • Maior variedade de produtos e facilidade em encontrar produtos personalizados e exclusivos;
  • Preços menores e descontos maiores.

Apesar das vantagens, é importante ressaltar que o e-commerce tem seus pontos negativos, e precisam ser levados em conta para que o serviço esteja sempre em constante melhoria para que o cliente esteja satisfeito com os produtos adquiridos e serviços prestados:

  • Lidar com clientes ansiosos, que cobram imediatamente o produto;
  • Reclamações de atendimento;
  • Logística ruim;
  • Atrasos nas entregas;
  • Entrega de produtos de outro cliente ou produtos danificados;
  • Falta de uma política clara sobre troca ou devolução de dinheiro.

Para evitar esses problemas, é fundamental que o e-commerce tenha mais de uma linha de comunicação com clientes e forneça relatórios desde a compra até a entrega. Investir em um estoque e numa logística de qualidade, evitam problemas de entregas e garante que os casos de trocas ou devoluções sejam cada vez menores.

MARKETING DIGITAL 

Para que uma loja virtual de sucesso seja conhecida, é importante investir em propaganda. O Marketing Digital tem por finalidade, auxiliar empresas online, a divulgar seu negócio, produtos e serviços na internet, de forma a conquistar clientes e fideliza-los. 
Através de táticas de SEO, anúncios Adwords e uma ação intensa em redes sociais, é possível garantir que um e-commerce esteja sempre aos olhos dos potenciais clientes e levá-los as lojas com muito mais vontade de comprar do que apenas visitantes. Além disso, o marketing digital foca no emocional dos clientes, conquistando e garantindo mais vendas não apenas uma única vez mais com uma fidelização maior e duradoura para o negócio.

Quer saber mais sobre e-commerce? Esteja ligado em nossos artigos semanais com notícias e dicas sobre o mercado eletrônico.

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